Comecei a correr em 1999 após uma cirurgia para eliminar as varizes, herança familiar potencializada pelos longos períodos em pé no período em que fui repórter de campo.

Após a cirurgia perguntei ao Dr. Cid Sitrângulo o que deveria fazer para evitar o retorno das varizes. “Caminhe meia hora por dia e você nunca mais terá este problema”, sentenciou o médico.

 

Das caminhadas para os primeiros trotes foi um pulo. Quando percebi já estava dando minhas corridinhas pelas ruas próximas de casa. Permaneci assim, treinando umas três vezes por semana, até 2002, quando uma prescrição errada de treino de um professor de academia me rendeu uma síndrome do atrito da banda ílio-tibial.

 

A dor no joelho me obrigou a procurar o médico e amigo Moisés Cohen, um dos grandes ortopedistas do mundo. Além da fisioterapia e do fortalecimento muscular, o Dr. Moisés me orientou a procurar um treinamento específico para a corrida, uma assessoria. Eu nem sabia da existência de assessorias de corrida e fui pesquisar sobre o assunto.

 

No meio do caminho, me lembrei de alguém que havia me dado de presente um boné logo após uma transmissão da São Silvestre de 1999 que havíamos feito na rádio Bandeirantes.

No boné tinha apenas o nome Mario’s Team. Pesquisei na internet e cheguei ao contato do Mário Mello. Liguei, conversei com ele e marcamos um encontro no campus da USP no sábado seguinte. A partir deste dia o Mário passou a ser meu treinador e grande incentivador na corrida. Fomos além. O Mário se tornou um grande amigo. Eu não sabia que São Paulo tinha um calendário de corridas de rua – é verdade que naquela época em número bem menor – e ele me apresentou as primeiras provas, os desafios iniciais.

Em 2012, por conta de uma ação de um patrocinador do Fôlego, passei a treinar com outro amigo, o Claudio Castilho, da Saúde & Performance. E costumo dizer que tive a sorte de ter encontrado dois excelentes profissionais no meu caminho. A dupla foi responsável por me preparar para as dezenas de provas que completei, até hoje, no Brasil e no exterior.

O Corredor